Os jogos de futebol possuem um mercado bem peculiar dentro dos games, muitas pessoas compram os consoles somente para poder jogar esses jogos. O futebol é uma paixão quase indiscutível dentro do mundo do esporte, e essa paixão parece ter sido transferida para o mundo dos games. Em 1995 era lançado o International Supertars Soccer no Super Nintendo, que diferentemente de outros jogos de futebol, buscava simular com o máximo de precisão possível uma partida real. O jogo já contava com diversas funcionalidades como faltas, pênaltis, escanteios, laterais, campos grandes, traves grandes possibilitando gols bonitos e defesas magistrais dos goleiros. Esse conceito de jogo mais realista hoje é o padrão dos jogos de futebol da atualidade. Tanto a qualidade gráfica e os detalhes visuias, quanto a jogabilidade mais próxima da realidade são ingreditens imporatantíssimos. Atualmente não podemos discutir que o FIFA e o PES são os dois jogos que vêm liderando este mercadao, mas mesmo após 25 anos deste este conceito ser introduzido ambos os jogos ainda continuam sendo muito criticados pelos seus jogadores. Neste arigo nós vamos analisar o que ainda está faltando para esses jogos atingirem a perfeição.
Realismo e Jogabilidade
No quesito jogabilidade o jogo FIFA sai na frente. A mecânica dos jogadores e a física da bola é considerada altamente superior a do PES. Essas mecânicas avançadas fazem com que o jogo fique muito parecido com um jogo de futebol de verdade. Os chutes são muito precisos e o movimento da bola no ar é muito parecido com a realidade. Mesmo com uma jogabilidade muito divertida o PES Infelizmente ficou para trás, porém mesmo com uma jogabilidade muito próxima a realidade os jogadores de FIFA ainda tem uma crítica muito grande ao jogo. Muitos acreditam que o jogo conta com mecanismos de inteligência artificial para balancear o jogo. Esse mecanismo também conhecido como handicap supostamente dá vantagem a um jogador que esteja perdendo para fazer com que o jogo fique mais emocionante e balanceado. Os jogadores alegam que este handicap acaba privilegiando as pessoas com menos habilidades e prejudicando os jogadores que têm melhores habilidades no game. O handicap nunca foi 100% comprovado e EA nega qualquer tipo de inteligência artificial que interfere no jogo.
Gráficos e contepudo visual
FIFA largou na frente na jogabilidade o PES certamente ganha no quesito visual. Além dos jogadores serem extremamente parecidos com os jogadores de futebol, o PES tem uma grande vantagem perante ao FIFA. Tem a licença de diversos times para poder utilizar os verdadeiros nomes dos jogadores no Game, isso faz com que os times de futebol do jogo tenham exatamente a mesma escalação que os times de verdade. Essa vantagem faz com que o jogo se torne visualmente muito agradável pois os jogadores são idênticos e a escalação é atualizada portanto você pode jogar com seu time de coração e vibrar quando o seu craque favorito marcou aquele gol. O FIFA também tem gráficos muito realistas porém os rostos dos jogadores não são tão parecidos quanto os do PES. O fato do jogo não ter o licenciamento necessário faz com que alguns times tenham que inventar nomes de jogadores para cumprir o elenco do time fazendo com que você perca aquela sensação de estar jogando com aquele time de verdade.
Competitividade
Ambos os jogos têm um cenário competitivo bem ativo, fazendo com a a popularidade de ambos os jogos cresça.